FACULDADE

Transformar os sonhos em uma realidade próxima.

No início de 2015, um grupo de professores do IBRAE percebeu a existência de inúmeras carências no ensino superior no Distrito Federal. Em virtude dessas carências, os sonhos de milhares de pessoas eram destruídos ao final da graduação. Identificou-se, dessa forma, um vazio acadêmico que deveria ser preenchido.

Após a conclusão da graduação, os bacharéis frequentemente descobrem que a colação de grau não causou qualquer mudança efetiva em suas vidas. Entre eles, há muitas vezes três pontos em comum: i) todos possuem diploma de graduação; ii) são bacharéis em importantes áreas do saber, e, mesmo assim, iii) não conseguem encaixar-se no mercado de trabalho.

Surgia, assim, a necessidade de se estruturar um ensino de excelência no Distrito Federal, capaz de mudar a vida daqueles que acreditam na educação como processo de crescimento, progresso e desenvolvimento. E não apenas isso. Exigia-se a criação de um modelo capaz de motivar o corpo docente, que a cada dia se mostra mais impotente dentro de um emaranhado de regras, dificuldades, critérios e métodos burocráticos de ensino.

Nesse contexto, durante uma das reuniões de professores, o Prof. João Costa levantou o dedo e disse: “Vamos lutar pela criação de uma Faculdade. Juntos, e com aqueles que iremos encontrar durante a caminhada, podemos mudar a direção da educação brasileira. Precisamos criar um ensino de excelência! Diferente! Afastar os traumas. Voltar a sonhar, a ter esperança, enfim, a transformar os sonhos em uma realidade próxima.”

No mês seguinte, em março de 2015, foi requerido ao Ministério de Educação e Cultura (MEC) o credenciamento da Faculdade mantida pelo IBRAE, a fim de instituir três primeiros cursos de ensino superior. Atualmente, a Faculdade, que será criada como Instituição de Ensino Superior (IES), encontra-se na fase final de credenciamento junto ao Ministério da Educação e Cultura.